Release

Conheça mais sobre Dé Lucas…

Faça o download em pdf

O clarear de Dé Lucas

Cantor, compositor e instrumentista lança seu primeiro CD, “Clarear”, com canções inéditas, sambas que marcaram a sua carreira e participações especiais

Figura conhecida nas rodas de samba da capital mineira e parceiro de nomes como Moacyr Luz e Fabiana Cozza, Dé Lucas lançará seu primeiro CD, dia 25 de novembro, às 21h, no Sesc Palladium. O show inédito de Clarear contará com a participação de seus filhos, que também gravaram o disco. A entrada será gratuita, com doação de 1kg de alimento não perecível.

Nascido e criado no bairro Serra, berço de grandes sambistas, Wanderson Vieira Lucas, o Dé Lucas, começou a tocar violão e cavaquinho aos 12 anos. Aos 18, integrou diversos grupos de samba, entre eles, o tradicional Samba da Madrugada. Agora, o compositor comemora o lançamento do primeiro CD de sua carreira.

Clarear tem parcerias com Moacyr Luz, Edersom Melão, Heleno Augusto, Tino Fernandes, entre outros. Algumas letras são inéditas, outras regravações de sucessos, como a música que dá título ao CD, Clarear, considerada pelo saudoso Mestre Jonas um clássico e magistral samba autoral. A composição também foi vencedora do concurso “Novos Bambas do Samba”, realizado pela tradicional casa Carioca da Gema, no Rio de Janeiro.

Sem Chão, Sem Cor, Sei Lá, parceria com Pedro Lopes, Arthur Carvalho e Heleno Augusto, foi composta no ponto de encontro da turma, o Quintal do Divina da Luz, um local de referência para o samba autoral em Belo Horizonte. Desde 2008, Dé coordena um projeto de resistência, que foi objeto de pesquisa em defesa de tese na UFMG, “Dé Lucas e o Samba na Batuta”. Realizado sempre aos domingos, a partir das 17h, o projeto já recebeu Zé Luiz do Império Serrano, Wilson Moreira e o saxofonista Dado Prates.

Quem acompanhará Dé neste show são os músicos Evered (violão e voz), Pablo Dias (cavaco), Juliano Nunes (baixo), Ney Corrêa (bateria), Lico (surdo e voz), Kju (percussão e voz), Fábio Martins (percussão e efeitos) e Manú Dias (back vocal). Cícero Lucas (percussão), Pedro Lopes (percussão), Moacyr Luz (voz), Tati Lucas (voz) e Luiz Bueno (trombone) farão participação especial durante a apresentação.

Conheça mais sobre Dé Lucas:

Dé Lucas nasceu em Belo Horizonte, no bairro Serra. O sambista é bicampeão do concurso “Novos Bambas do Velho Samba”, realizado pela tradicional casa Carioca da Gema, no Rio de Janeiro, com as canções Clarear e Quinto Elemento, que estão neste novo CD.

Presença constante nas rodas de samba de Belo Horizonte, Dé, com 18 anos, integrou os grupos Favela, Samba da Madrugada, Eldorado Samba Show, Fina Flor e Liberdade. O compositor também foi um dos fundadores do grupo Na Cadência do Samba.

Além de trabalho autoral, Dé Lucas acompanhou vários músicos de renome, como Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila, Fabiana Cozza, Nelson Rufino, Zé Luiz do Império, Wanderley Monteiro, Marquinhos Satã, Tantinho da Mangueira, Wilson Moreira, Moisés Marques, entre outros.

Em 2015, lançou o projeto Casa de Bamba, onde recebe compositores e cantores de renome de Minas e de outros estados. Este ano, lançou o Garimpo, que resgata, revela, reverencia e divulga os novos e velhos talentos do aglomerado da Serra, sempre acompanhado por um artista consagrado de Belo Horizonte.

Dono de uma grande versatilidade e ousadia em suas composições, Dé estuda a história do samba, suas influências e ritmos. Em sua caminhada, mais de 300 canções com parceiros tradicionais, como Heleno Augusto, Fabinho do Terreiro, Tino Fernandes, Ederson Melão, Fábio Martins, Mestre Jonas, Arthur Carvalho, Ytalo Mota, e até mesmo com o jogador Ronaldinho Gaúcho.